Este Observatório é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Canoas através da Diretoria de Economia da Cultura. Nosso objetivo é difundir as informações sobre editais e programas de financiamento da cultura a partir da composição de um banco de dados de oportunidades culturais.



Contate-nos pelo e-mail: dec.canoas@gmail.com


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Instituto C&A lança Edital - Inscrições abertas até 20/12/2012

05/11/2012 
Barueri (SP) – O Instituto C&A lança hoje (5/11) um edital de seleção para apoio técnico e financeiro a projetos de atuação social em rede engajados em garantir o direito à educação de crianças e adolescentes. As inscrições vão até 20 de dezembro de 2012 e devem ser feitas no portal de editais do Instituto C&A, por meio do link http://icea.sispart.com

O edital prevê a seleção de projetos elaborados por redes, coletivos de instituições, movimentos, grupos de trabalho, fóruns e coalizões, geridos e desenvolvidos coletivamente por instituições sociais articuladas entre si. Tal composição é chamada pelo Instituto C&A de “projeto de rede”. O conceito de rede, por sua vez, é entendido como um padrão organizacional produzido por dinâmicas de conectividade, no qual agentes autônomos (pessoas e/ou instituições) se interligam de forma horizontal para cooperar.

O novo edital é uma atividade ligada ao programa Redes e Alianças do Instituto C&A. O programa tem o objetivo de promover a cooperação, a convergência e a multiplicação de esforços entre instituições, organizações e pessoas, de modo a contribuir para a garantia do direito à educação das crianças e dos adolescentes no Brasil.

Os projetos candidatos deverão desenvolver ações de atuação social em rede voltadas à educação da criança e do adolescente relacionadas à promoção de direitos, à defesa de direitos e/ou ao controle social. O edital prevê orçamento de até R$ 160 mil para cada projeto selecionado, a ser executado entre fevereiro e dezembro de 2013.

As linhas de ações a serem apoiadas incluem a promoção de eventos de intercâmbio, o fomento e apoio à constituição de redes que visem ao fortalecimento da agenda da educação de crianças e adolescentes (ações de disseminação, advocacye mobilização), a produção de conhecimento e ações de comunicação do projeto de rede.

O processo de seleção será conduzido por um comitê constituído por pessoas indicadas pelo Instituto C&A, com experiência nas áreas de abrangência do edital. A seleção será feita em três etapas eliminatórias: atendimento aos requisitos (até 20 de dezembro), análise do mérito das iniciativas (21 a 28 de dezembro) e visita técnica (22 a 31 de janeiro de 2013).

Os interessados em participar do processo seletivo devem preencher formulário eletrônico disponível emhttp://icea.sispart.com. Antes do procedimento, é indicada a leitura do edital e do documento “Dicas de preenchimento do formulário”.

A relação dos projetos selecionados será publicada neste site, na segunda quinzena de fevereiro de 2013.

As organizações interessadas em pleitear apoio devem estar localizadas nas regiões metropolitanas ou cidades onde a C&A opera comercialmente.

O Instituto C&A também recebe inscrições, até 28 de novembro de 2012, para um edital de fomento a polos de leitura. Mais informações sobre esta oportunidade de apoio no campo da promoção da leitura encontram-se também disponíveis no linkhttp://icea.sispart.com/

As organizações sociais interessadas em pleitear o apoio do Instituto C&A em 2013 deverão eleger apenas um dos processos seletivos em curso. Não serão aceitas inscrições múltiplas.